SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número34Empreendedorismo e gestão dos talentos na constituição dos universitários contemporâneosDidática na pós-graduação: pesquisas e produções índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

OLIVEIRA, Alessandro Eleutério de  e  ZUIN, Antônio Álvaro Soares. Alunos e professores no Orkut: a educação escolar na arena ciberespacial. Linhas Críticas [online]. 2011, vol.17, n.34, pp.561-582. ISSN 1981-0431.

O objetivo deste artigo consiste em investigar as comunidades virtuais da Internet dedicadas à educação escolar. Assim, analisamos manifestações escritas de professores e alunos a fim de apreendermos as maneiras como os sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem percebem uns aos outros. As lucubrações são iluminadas por autores da Teoria Crítica como Theodor Adorno e Walter Benjamin, por meio da confluência do material coletado nas comunidades virtuais com temas como desorientação, fragmentação e semiformação na contemporaneidade e os seus reflexos na educação escolar brasileira.

Palavras-chave : Experiência; Comunidades Virtuais; Educação Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )