SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número34Didática na pós-graduação: pesquisas e produçõesA imagem como uma possibilidade de sensibilização na Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

TURRA DIAZ, Omar Rolando. A atualidade do livro didático como recurso curricular. Linhas Críticas [online]. 2011, vol.17, n.34, pp.609-624. ISSN 1981-0431.

É notável que a longa história do livro didático como um recurso educacional não afetou sua validade; pelo contrário, após a primeira década do século, o seu papel nos processos pedagógicos tende a aumentar, como acontece no sistema educacional chileno. Portanto, sua relevância como um recurso educacional e as complexas dimensões que envolvem a sua presença na sala de aula fazem com que seja um fenômeno de pesquisa e de reflexão de interesse renovado. Existem várias possíveis relações estabelecidas entre este recurso e o currículo, enquanto artefato cultural e pedagógico. Vê-se, à luz deste artigo, a partir de uma perspectiva crítica, o seu papel como um dispositivo que traduz o currículo oficial, como material didático para professores e uma fonte de aprendizagem para os alunos.

Palavras-chave : Livro Didático; Currículo; Recurso Curricular.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )