SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número34A atualidade do livro didático como recurso curricular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

OLIVEIRA, Terezinha  e  RUBIM, Sandra Regina Franchi. A imagem como uma possibilidade de sensibilização na Educação. Linhas Críticas [online]. 2011, vol.17, n.34, pp.625-641. ISSN 1981-0431.

Analisaremos, neste artigo, o uso da imagem como recurso educativo à sensibilização humana. Nós nos fundamentaremos em Hegel, em Aumont e Morin. Nossa construção teórico-metodológica será tecida com os fios da história social, pois ela nos permite compreender que as relações sociais constituem o fundamento da expressão artística. Por considerar a arte como parte constitutiva do fazer humano na sua totalidade - o sensível, o ético e o cognitivo-, observamos que a análise de imagens artísticas tornam o olhar da pessoa mais atento às representações e aos seus significados. É, pois, por acreditarmos que a imagem pode sensibilizar e possibilitar a conscientização do sujeito que a apontamos como fonte para a História e a História da Educação.

Palavras-chave : Imagem; Sensibilidade; História da Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )