SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número35Viagens pelo campo virtual: aprendendo além dos muros da sala de aulaA pesquisa de intervenção psicopedagógica: evidências sobre o ensinar e aprender matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

GONTIJO, Cleyton Hércules; SILVA, Erondina Barbosa da  e  CARVALHO, Rosália Policarpo Fagundes de. A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da matemática. Linhas Críticas [online]. 2012, vol.18, n.35, pp.29-46. ISSN 1981-0431.

Este artigo propõe uma articulação entre a Perspectiva de Sistemas para o estudo da criatividade, de Csikszentmihalyi, e a Teoria das Situações Didáticas, no campo da matemática, de Brousseau. Consideramos que a articulação das duas teorias possibilita o estudo da criatividade no processo de ensino e aprendizagem da matemática, na medida em que nos permite compreender a ação dos sujeitos, nas situações de aprendizagem, considerando fatores contextuais. Csikszentmihalyi (1988, 1996, 1999a, 1999b), no estudo da criatividade, e Brousseau (1996a, 2008), no estudo das situações didáticas, integram a ação do sujeito (trabalho do aluno), com o domínio (a situação didática na matemática) e o campo (ação do professor).

Palavras-chave : Educação Matemática; Criatividade; Teoria das Situações Didáticas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )