SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número35A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da matemáticaA educação científica da criança: contribuições da teoria do ensino desenvolvimental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

NEVES, Regina da Silva Pina  y  FAVERO, Maria Helena. A pesquisa de intervenção psicopedagógica: evidências sobre o ensinar e aprender matemática. Linhas Críticas [online]. 2012, vol.18, n.35, pp.47-68. ISSN 1981-0431.

Adotamos a pesquisa de intervenção psicopedagógica de Fávero (2001a, 2005a) focando os fracionários, os racionais e as competências mediacionais. Trabalhamos com uma estudante do ensino fundamental e graduandos em matemática e pedagogia, em sessões de intervenção articulando: avaliação das competências e dificuldades, planejamento e avaliação da natureza das mediações, ações e notações. A intervenção psicopedagógica engendrou a construção de conceitos e a tomada de consciência das práticas mediacionais. Discutimos sua pertinência na compreensão da mediação, da notação e implicações para a matemática da educação básica e avaliação; as Diretrizes Curriculares das licenciaturas em matemática e pedagogia; a pesquisa na formação de professores.

Palabras clave : Intervenção Psicopedagógica; Matemática; Competências Conceituais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )