SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número35A pesquisa de intervenção psicopedagógica: evidências sobre o ensinar e aprender matemáticaProfessoras que ensinam matemática nos anos iniciais e a sua formação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

FREITAS, Raquel Aparecida Marra da Madeira  y  LIMONTA, Sandra Valéria. A educação científica da criança: contribuições da teoria do ensino desenvolvimental. Linhas Críticas [online]. 2012, vol.18, n.35, pp.69-86. ISSN 1981-0431.

O artigo propõe uma reflexão sobre os principais conceitos da teoria da atividade e do ensino desenvolvimental de Davydov, inscrita na tradição da psicologia históricocultural soviética, e suas contribuições para a didática das ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental, visando a um ensino de qualidade no início do processo de educação científica da criança. Para tanto, articulamos os princípios psicológicos daquela teoria à constituição histórica e curricular do ensino de ciências para crianças nas escolas brasileiras e às questões referentes à formação para o ensino de ciências no curso de pedagogia.

Palabras clave : Educação Científica da Criança; Ensino Desenvolvimental; Teoria da Atividade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )