SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número35A educação científica da criança: contribuições da teoria do ensino desenvolvimentalAulas de ciências em laboratórios de informática: uma construção discursiva do monopólio participativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira; SILVA, Diaine Susara Garcez da; VAZ, Halana Garcez Borowsky  y  FRAGA, Laura Pippi. Professoras que ensinam matemática nos anos iniciais e a sua formação. Linhas Críticas [online]. 2012, vol.18, n.35, pp.87-106. ISSN 1981-0431.

O artigo apresenta uma pesquisa realizada com professores dos anos iniciais do ensino fundamental que investigou quais as percepções que eles têm sobre a sua formação, no que diz respeito à educação matemática, visando discutir possíveis implicações destas percepções. Participaram do estudo cinqüenta professores da rede pública municipal de Santa Maria, RS, que responderam a um questionário, cuja interpretação foi orientada pela análise de conteúdo. Os resultados apontam para a necessidade de discutir-se, de forma mais aprimorada, a formação oferecida pelas disciplinas curriculares relativas à educação matemática nos cursos de formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais.

Palabras clave : Educação Matemática nos Anos Iniciais; Formação de Professores; Práticas Docentes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )