SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número35Concepções e práticas de experimentação nos anos iniciais do ensino fundamentalA inserção das mulheres na ciência: narrativas de mulheres cientistas sobre a escolha profissional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

OLIVEIRA, Paulo César  y  PEREIRA, Júlio César. Planejamento e delineamento de experimentos probabilísticos para o ensino fundamental I. Linhas Críticas [online]. 2012, vol.18, n.35, pp.151-170. ISSN 1981-0431.

Apresentamos fragmentos de um processo de aprender, aprender a ensinar e ensinar noções de estatística e probabilidade por parte de professoras que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental. Esta temática foi inserida nos currículos brasileiros a partir de 1998, e muitos professores em atuação não tiveram em sua vida escolar e profissional uma aprendizagem sistematizada desse assunto. Uma forma de contribuir com estes profissionais é a publicação de artigos científicos, porém Guimarães et al. (2009) constataram que no período de 2001 a 2006 foram publicados apenas sete artigos relacionados a este contexto. Neste sentido, nossa contribuição dar-se-á pela reflexão sobre o processo de experimentação e suas implicações para a aprendizagem.

Palabras clave : Estatística; Probabilidade; Ensino Fundamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )