SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número35A inserção das mulheres na ciência: narrativas de mulheres cientistas sobre a escolha profissionalGrupos de adolescentes no espaço escolar: o papel do professor face às fratrias adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

PLETSCH, Márcia Denise  y  GLAT, Rosana. A escolarização de alunos com deficiência intelectual: uma análise da aplicação do Plano de Desenvolvimento Educacional Individualizado. Linhas Críticas [online]. 2012, vol.18, n.35, pp.193-208. ISSN 1981-0431.

O texto apresenta uma discussão sobre a escolarização de alunos com deficiência intelectual em diferentes contextos educacionais. O foco do estudo é o processo de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento desses sujeitos a partir do referencial sócio-histórico-cultural de Vigotski. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em três escolas públicas localizadas no Rio de Janeiro: duas escolas regulares municipais e uma escola especializada estadual. A coleta de dados foi realizada ao longo de aproximadamente quatro anos. Foram analisadas as trajetórias escolares de cinco alunos com deficiência intelectual por meio da aplicação, entre outros procedimentos, do Plano de Desenvolvimento Educacional Individualizado (PDEI). Em síntese, os resultados evidenciaram a precariedade do processo de ensino e aprendizagem oferecido a alunos com deficiência intelectual, independente da modalidade de escolarização e a falta de conhecimentos dos professores no que se refere às especificidades educacionais desses sujeitos. O estudo apontou também a importância do planejamento de estratégias pedagógicas tendo como base a aplicação do PDEI para favorecer o processo de aprendizagem e inclusão escolar deste alunado.

Palabras clave : Deficiência Intelectual; Ensino e Aprendizagem; Políticas de Inclusão Escolar; Plano de Desenvolvimento Educacional Individualizado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )