SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número35A escolarização de alunos com deficiência intelectual: uma análise da aplicação do Plano de Desenvolvimento Educacional Individualizado. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

LEGNANI, Viviane Neves; D'ARAGAO, Sergio; SPINOLA, Juliana Morais  y  PALADINO, Luiza Mader. Grupos de adolescentes no espaço escolar: o papel do professor face às fratrias adolescentes. Linhas Críticas [online]. 2012, vol.18, n.35, pp.209-226. ISSN 1981-0431.

Esse estudo se concentrou no adolescente e nas suas relações grupais. Desenvolveu-se a pesquisa em uma escola pública que atende adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Entrevistamos o staff escolar (diretora, psicóloga e orientadora educacional) e uma entrevista semi-estruturada foi aplicada em professores. Também foram realizadas oficinas com os alunos. Os resultados mostraram que os professores conseguem oferecer uma possibilidade de inclusão social para esses alunos. Os adolescentes demonstraram um bom entendimento sobre as implicações da formação grupal em suas condutas. Por fim, apontou-se a importância da escola fazer uma reflexão junto aos grupos sobre os ideais excludentes construídos pela sociedade de consumo.

Palabras clave : Educação; Adolescência; Fratrias; Inclusão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )