SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número36“Tornar-se mestre de si”: sobre a atualidade éticoeducativa de um desafio clássico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

BARBOSA, Manuel Gonçalves. Sob o signo da luz e das sombras: o imaginário da autonomia em educação. Linhas Críticas [online]. 2012, vol.18, n.36, pp.249-264. ISSN 1981-0431.

O imaginário da autonomia tem um longo passado atrás de si e ainda hoje concita as maiores atenções em educação. Não obstante, devido à sua redefinição em termos de autossuficiência, cuidado de si mesmo, eu empreendedor, responsabilidade individual e autodeterminação obrigatória, questiona-se se essas ressignificações devem ser promovidas pela educação, pois, aparentemente, não se articulam com o lado luminoso desse imaginário, quer dizer, com a liberdade e a emancipação do ser humano. O nosso objetivo, depois de um transcurso histórico para dar profundidade ao tema do imaginário da autonomia, consiste em analisar as luzes e as sombras que presentemente envolvem esse imaginário e em perguntar, por referência à educação, se ainda vale a pena investir nesse imaginário e de que modo.

Palabras clave : Imaginário; Autonomia; Ressignificações; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )