SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número36Sob o signo da luz e das sombras: o imaginário da autonomia em educaçãoÉ a educação ética uma forma de violência contra o educando? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

CENCI, Angelo Vitório. “Tornar-se mestre de si”: sobre a atualidade éticoeducativa de um desafio clássico. Linhas Críticas [online]. 2012, vol.18, n.36, pp.265-282. ISSN 1981-0431.

O presente texto propõe-se a revisitar Aristóteles, Kant e Piaget com o propósito de identificar, em tais autores, contribuições para tematizar uma problemática central à esfera da educação moral, a saber, o “tornar-se mestre de si”. Apesar da distância temporal e das diferenças teóricas existentes entre os três autores, defende-se a posição de que as suas abordagens convergem na defesa da necessidade do desenvolvimento, no indivíduo, da capacidade de domínio de si. Tal domínio possibilita ao sujeito fazer frente à imediatez dos desejos e constituise como condição para alcançar um nível satisfatório de coerência entre o juízo moral e a ação. Em última instância, quando vinculada ao campo da formação moral, essa problemática indica a necessidade de educar os sujeitos de modo a criar condições para se autorregularem moralmente.

Palabras clave : Domínio de Si; Caráter; Descentração; Vontade; Autorregulação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )