SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número36“Tornar-se mestre de si”: sobre a atualidade éticoeducativa de um desafio clássicoIntérpretes de si: narrativas identitárias de jovens em conflito com a lei índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

PUCCI, Bruno. É a educação ética uma forma de violência contra o educando?. Linhas Críticas [online]. 2012, vol.18, n.36, pp.283-297. ISSN 1981-0431.

Chauí, no livro Convite à Filosofia, lança uma questão instigante para os educadores: não seria a educação ética uma forma de violência contra o ser humano? Primeiramente, porque visa transformar-nos de seres passivos em ativos; se nossa natureza é passional, impulsionada por nossos instintos, forçar-nos à racionalidade ativa não seria violência contra a natureza espontânea? Se a educação ética se propõe a colocar-nos em conexão com os valores da sociedade, não seria isso submissão ao poder externo e, nesse caso, em vez de sujeitos autônomos, não seríamos escravos das normas e valores impostos pela sociedade? Este texto se propõe, a partir das contribuições de Kant, Durkheim e Adorno, analisar os questionamentos de Chauí e trazer contribuições para a formação ética de nossos educandos e educadores.

Palabras clave : Educação Ética; Educação em Kant; Educação para Durkheim; Educação para Adorno; Tensão entre Indivíduo e Sociedade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )