SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue36É a educação ética uma forma de violência contra o educando?A produção didática da história nos manuais para professores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

STECANELA, Nilda  and  CRAIDY, Carmen Maria. Intérpretes de si: narrativas identitárias de jovens em conflito com a lei. Linhas Críticas [online]. 2012, vol.18, n.36, pp.299-318. ISSN 1981-0431.

As reflexões deste texto são produzidas em meio ao crescente interesse pela juventude como objeto de estudo em pesquisas desenvolvidas pelas ciências humanas e sociais. Nossos argumentos centram-se nas identidades narrativas dos jovens em privação de liberdade, decorrentes de pesquisa realizada num Centro de Atendimento Socioeducativo. O intuito é dar relevo aos processos identitários de uma juventude específica, que narra seu cotidiano a partir do espaço de confinamento. Numa perspectiva microssociológica, as palavras dos jovens constituem matéria privilegiada para organização, análise e interpretação dos dados construídos no campo, por meio da troca de cartas, fazendo ressoar os seus ecos nas interpretações que apresentamos.

Keywords : Narrativas Identitárias; Escritas de Si; Jovens em Conflito com a Lei; Processos de Socialização Juvenil; Pesquisa Qualitativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )