SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número36Intérpretes de si: narrativas identitárias de jovens em conflito com a leiGêneros textuais nos livros didáticos de alfabetização matemática e matemática do PNLD 2010 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

PAULILO, André Luiz. A produção didática da história nos manuais para professores. Linhas Críticas [online]. 2012, vol.18, n.36, pp.319-338. ISSN 1981-0431.

Este artigo expõe resultados de pesquisa acerca do ensino de história. Trata-se da análise dos manuais do professor das 19 coleções de livros didáticos de história recomendados pelo Plano Nacional do Livro Didático de 2008 (PNLD-2008). O estudo busca mostrar os manuais do professor como fonte de pesquisa. A discussão fundamenta-se na ideia de que os manuais do professor trazem representações acerca do ensino. Ao traçar um breve inventário das práticas de ensino nos manuais didáticos, reflete-se sobre as concepções de ensino de história no material ali divulgado. Conclui-se que essas concepções permitem evidenciar algumas das mais importantes características da prática dos professores.

Palabras clave : Ensino de História; Manuais do Professor; Ensino Fundamental; Práticas de Ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )