SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número36A produção didática da história nos manuais para professoresInclusão e linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

RIPARDO, Ronaldo Barros. Gêneros textuais nos livros didáticos de alfabetização matemática e matemática do PNLD 2010. Linhas Críticas [online]. 2012, vol.18, n.36, pp.339-360. ISSN 1981-0431.

Neste artigo discute-se como o conceito de gênero de texto aparece em algumas das etapas de ações do PNLD 2010 e como alguns materiais disponibilizados pelo guia do livro didático propõem atividades com gêneros textuais para explorar conteúdos matemáticos. Foram analisados documentos referentes a esse processo de seleção e dois livros didáticos de uma coleção aprovada. Serviu de base teórica a esta análise Marcuschi e Chartier. É possível perceber nas resenhas que compõem o guia distorções quanto à noção de gênero e tipo de texto. Quanto aos livros, poucos apresentam atividades que explorem o texto em seus aspectos constitutivos gerais, além das atividades propostas terem pouca relação com os conteúdos matemáticos presentes nos textos.

Palavras-chave : Livro Didático; Alfabetização Matemática; Gênero Textual; Suporte de Texto.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )