SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número36Gêneros textuais nos livros didáticos de alfabetização matemática e matemática do PNLD 2010A crise socioambiental e a atuação de ONGs ambientalistas no campo educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

DRAGO, Rogério. Inclusão e linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Linhas Críticas [online]. 2012, vol.18, n.36, pp.361-378. ISSN 1981-0431.

O artigo objetiva discutir, com base em pesquisa realizada com crianças com deficiência mental causada pela Síndrome de Down, algumas possibilidades de trabalho com a linguagem oral e escrita pela via de outras ferramentas - música, pintura, teatro e fotografia - para o trabalho docente na escola junto a essas crianças que ingressam no ensino fundamental. São exploradas ferramentas que contribuiriam para a garantia de outro modo de se trabalhar leitura, escrita, percepção, emoção, entre outras características linguísticas próprias das crianças que saem da educação infantil e que podem perder-se diante do engessamento de práticas que o ensino fundamental pode impor.

Palavras-chave : Inclusão; Ensino Fundamental; Deficiência Mental; Linguagens.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )