SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número36Inclusão e linguagem nos anos iniciais do ensino fundamentalA educação ambiental na formação continuada de professores: as práticas compartilhadas de construção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

RODRIGUES, Jéssica do Nascimento  e  LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. A crise socioambiental e a atuação de ONGs ambientalistas no campo educacional. Linhas Críticas [online]. 2012, vol.18, n.36, pp.379-394. ISSN 1981-0431.

Sob a perspectiva de “fim da história” e naturalização do modo de produção capitalista, a crise socioambiental é incorporada ao discurso de mercado, tornando-se estratégica para a manutenção do capitalismo. Essa “arte do contornamento”, com “roupagem verde”, conserva as relações de exploração do trabalhador e da natureza. Não obstante, surgem mecanismos de luta, entre eles a educação ambiental, vista pelo prisma crítico-transformador. De outra parte, instituições de assessoramento aos movimentos sociais, como as ONGs, invadem o campo educacional, sob o pretexto de fazer aquilo que o Estado não faz e reforçando uma lógica de Estado Gerencial. Objetiva-se, assim, evidenciar tais questões e a urgência da pesquisa acerca desse debate para a educação ambiental.

Palavras-chave : Crise Socioambiental; Educação Ambiental; Organizações não Governamentais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )