SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número36A educação ambiental na formação continuada de professores: as práticas compartilhadas de construçãoNovos paradigmas: pontes entre o mal-estar e o bem-estar docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

JUNQUEIRA, Eduardo Santos. Novas perspectivas de avaliação do aluno de EaD no paradigma da cibercultura e a web 2.0. Linhas Críticas [online]. 2012, vol.18, n.36, pp.417-431. ISSN 1981-0431.

O trabalho discute contribuições oferecidas pelos paradigmas da cibercultura e da Web 2.0 às formulações sobre a avaliação da aprendizagem do aluno, em particular na modalidade da educação a distância, EaD. Parte-se de uma reflexão sobre os avanços e limites da avaliação em EaD para a proposição de sua expansão a fim de abarcar ações do aluno relacionadas ao processo de navegação e aprendizagem no ciberespaço. Argumenta-se que tais ações extrapolam os limites do ambiente virtual de aprendizagem e estão relacionadas às novas práticas de interação, colaboração, coautoria e apropriação criativa vivenciadas por muitos alunos. Novas formas de avaliação permitem atribuir valor a essas ações e elevar a qualidade dos processos de aprendizagem.

Palabras clave : Avaliação; Educação a Distância; Web 2.0; Cibercultura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )