SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número36Novas perspectivas de avaliação do aluno de EaD no paradigma da cibercultura e a web 2.0Reformas na educação superior: de FHC a Dilma Rousseff (1995-2011) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de. Novos paradigmas: pontes entre o mal-estar e o bem-estar docente. Linhas Críticas [online]. 2012, vol.18, n.36, pp.433-453. ISSN 1981-0431.

Este artigo propõe uma análise sobre processos de formação docente em relação com trajetórias de professores de escolas públicas e processos de emancipação. Apresenta uma reflexão sobre a lógica do ambiente escolar, o distanciamento e o envolvimento entre professores e alunos. Traz uma discussão sobre identidade profissional docente, profissionalização e participação em sindicatos e associações. Analisa a fragilidade associativa, discute a desvalorização docente nos documentos oficiais e na mídia como geradoras do mal-estar docente e as pontes para o bem-estar a partir das relações formação e emancipação.

Palavras-chave : Professores; Mal-Estar; Bem-Estar; Emancipação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )