SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número37As fichas de cultura do sistema de alfabetização: Paulo Freire: um “Ovo de Colombo” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

ROSSEL, Nélida Cespedes. Paulo Freire está vivo no movimento da educação popular. Linhas Críticas [online]. 2012, vol.18, n.37, pp.449-463. ISSN 1981-0431.

O artigo é uma reflexão acerca da relevância da contribuição de Paulo Freire e da educação popular e sua perspectiva crítica e transformadora para o atual momento histórico de crise social, econômica, educativa e ambiental. É um ponto de vista do Conselho de Educação de Adultos da América Latina (CEAAL), que, como uma rede, articula vários processos socioeducativos, com organizações de base e outras redes. E procura modificar as situações que não permitem condições humanas e sociedades justas. A contribuição de Paulo Freire é significativa, por seu pensamento político, ético e educativo a partir da atual leitura do contexto, para daí ressignificar o sentido da educação e sua colaboração para a construção de outro mundo possível.

Palabras clave : Educação Popular; Política; Ética; Movimento Social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )