SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número37As fichas de cultura do sistema de alfabetização: Paulo Freire: um “Ovo de Colombo”Alfabetização como ato de conhecimento em Freire: escrita e leitura de mundo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

RODRIGUES, Maria Emilia de Castro; GOIAS, Universidade Federal de  y  MACHADO, Maria Margarida. Vivenciando o referencial freireano na universidade. Linhas Críticas [online]. 2012, vol.18, n.37, pp.485-503. ISSN 1981-0431.

O artigo aborda experiências significativas de trabalho na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), que tomam como referência três concepções do pensamento de Paulo Freire: o diálogo, a construção coletiva e a intencionalidade política das ações educativas. Estas concepções contribuem para a análise de duas experiências desenvolvidas nos últimos 10 anos, em prol da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na universidade: a constituição e participação efetiva no Fórum Goiano de EJA e a intensificação das ações de ensino, pesquisa e extensão com foco na EJA. Estas experiências apontam nossa “leitura” da atualidade e possibilidades do referencial freireano, num espaço de disputas e concepções teóricas e políticas da universidade.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Referencial Freireano; Universidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )