SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue37Vivenciando o referencial freireano na universidadePresença e pegadas de Paulo Freire no Distrito Federal: uma primeira aproximação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

OLIVEIRA, Edna Castro de. Alfabetização como ato de conhecimento em Freire: escrita e leitura de mundo. Linhas Críticas [online]. 2012, vol.18, n.37, pp.505-527. ISSN 1981-0431.

O texto tem como objetivo analisar criticamente a proposta inicial de alfabetização de adultos de Freire, fundamentando-a em princípios linguísticos e filosóficos. Toma como base empírica a produção escrita de um grupo de alfabetizandos para análise do processo de aquisição da escrita e da leitura do mundo evidenciada em seus textos. Uma das contribuições deste trabalho é a análise crítica da concepção de escrita de Freire como ato criador, um dos aspectos mais intrigantes de sua teoria do conhecimento na relação com o papel dos alfabetizandos como sujeitos criadores.

Keywords : Paulo Freire; Alfabetização de Jovens e Adultos; Aquisição da Escrita; Leitura do Mundo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )