SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número37“Professor, quero ser oprimida!”: situação-limite e atos-limites no habitus professoralSobre a narrativa como categoria analítica da avaliação escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

CORBINIANO, Simone Alexandre Martins. A formação nos horizontes da Unesco e o olhar da paideia. Linhas Críticas [online]. 2012, vol.18, n.37, pp.569-582. ISSN 1981-0431.

Este artigo propõe uma breve reflexão acerca da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com base na compreensão de formação presente nos relatórios oficiais dessa instituição. O referencial teórico adotado para a reflexão proposta está ligado, em especial, aos conceitos da paideia aristotélica e o seu cuidado com a formação do cidadão da pólis. Por cultivar a ética, a afirmação do humano e a importância da vida coletiva, a educação da Grécia clássica se tornou, no presente estudo, indispensável para ampliar o olhar acerca do sentido da formação neste início de século.

Palabras clave : Educação; Unesco; Formação Humana.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )