SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número37A formação nos horizontes da Unesco e o olhar da paideiaA juventude como condição estigmatizante: relações entre desigualdade, violência e experiência escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SUASSUNA, Lívia. Sobre a narrativa como categoria analítica da avaliação escolar. Linhas Críticas [online]. 2012, vol.18, n.37, pp.583-598. ISSN 1981-0431.

Neste estudo, discutimos a prática da avaliação no campo da linguagem. Na primeira parte, mostramos os limites das práticas avaliativas centradas numa concepção de linguagem como estrutura e de avaliação como mensuração. Na segunda, expomos algumas ideias do autor em cujo pensamento nos baseamos para a reconceptualização da avaliação; trata-se de Walter Benjamin, especificamente do livro Magia e técnica, arte e política - ensaios sobre literatura e história da cultura. Na terceira, mostramos como o processo de ensino pode ser entendido como narrativa e o professor, como um narrador, na perspectiva da avaliação enquanto ação discursiva a serviço da aprendizagem e da qualidade da educação.

Palabras clave : Avaliação; Avaliação; Ensino e Aprendizagem; Linguagem - Avaliação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )