SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue38Estudos longitudinais e pesquisa na educação básica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

NOGUEIRA, Danielle Xabregas Pamplona; JESUS, Girlene Ribeiro de  and  CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. Avaliação de desempenho docente no Brasil: desvelando concepções e tendências. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.38, pp.13-32. ISSN 1981-0431.

Este trabalho tem como objetivo evidenciar as principais concepções e tendências dos sistemas de avaliação de desempenho docente nas redes estaduais de educação básica no Brasil. A discussão do tema tratou da relação entre avaliação, responsabilização e desenvolvimento profissional, bem como das concepções que orientam os processos avaliativos de desempenho docente. As análises do levantamento realizado a partir das informações disponíveis nos sítios das 27 Secretarias Estaduais de Educação revelaram que, nos estados brasileiros, a tendência predominante nas políticas de avaliação docente se dá na perspectiva da responsabilização, na maioria das vezes se utilizando dos resultados de avaliações do desempenho de alunos, que se distanciam dos pressupostos que orientam o processo de desenvolvimento profissional docente.

Keywords : Avaliação de Sistemas; Responsabilização; Avaliação do Desempenho Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )