SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número38Estudos longitudinais e pesquisa na educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

NOGUEIRA, Danielle Xabregas Pamplona; JESUS, Girlene Ribeiro de  e  CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. Avaliação de desempenho docente no Brasil: desvelando concepções e tendências. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.38, pp.13-32. ISSN 1981-0431.

Este trabalho tem como objetivo evidenciar as principais concepções e tendências dos sistemas de avaliação de desempenho docente nas redes estaduais de educação básica no Brasil. A discussão do tema tratou da relação entre avaliação, responsabilização e desenvolvimento profissional, bem como das concepções que orientam os processos avaliativos de desempenho docente. As análises do levantamento realizado a partir das informações disponíveis nos sítios das 27 Secretarias Estaduais de Educação revelaram que, nos estados brasileiros, a tendência predominante nas políticas de avaliação docente se dá na perspectiva da responsabilização, na maioria das vezes se utilizando dos resultados de avaliações do desempenho de alunos, que se distanciam dos pressupostos que orientam o processo de desenvolvimento profissional docente.

Palavras-chave : Avaliação de Sistemas; Responsabilização; Avaliação do Desempenho Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )