SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número38Avaliação de desempenho docente no Brasil: desvelando concepções e tendênciasA avaliação da educação superior no contexto das reformas e políticas educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

BONAMINO, Alicia Maria Catalano de  e  OLIVEIRA, Lúcia Helena Gazólis de. Estudos longitudinais e pesquisa na educação básica. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.38, pp.33-50. ISSN 1981-0431.

Este artigo discute a adequação e o potencial dos dados longitudinais para o desenvolvimento de pesquisas educacionais. Apresenta as principais características tanto da avaliação nacional em larga escala como de um estudo longitudinal, e analisa as duas metodologias de coleta de dados envolvidas nestas iniciativas. Partindo da constatação de que começam a se formar, no Brasil, bancos de dados coletados longitudinalmente, o artigo apresenta e comenta duas pesquisas que utilizam dados desta natureza, com a finalidade de elucidar sua importância, especialmente na geração de evidências para as políticas de melhoria da qualidade na educação básica.

Palavras-chave : Avaliação Educacional; Estudos Seccionais; Estudos Longitudinais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )