SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número38Estudos longitudinais e pesquisa na educação básicaAvatares de Prometeu: duas décadas de avaliação e regulação das políticas educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

ASSIS, Lúcia Maria de  e  OLIVEIRA, João Ferreira de. A avaliação da educação superior no contexto das reformas e políticas educacionais. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.38, pp.51-69. ISSN 1981-0431.

Este texto analisa a política de avaliação da educação superior a partir da tríade expansão, democratização e avaliação institucional. Busca-se compreender como o processo de expansão, intensificado a partir dos anos de 1990, vem transformando os conceitos até então vigentes de democratização do acesso e dos processos de avaliação sistêmica das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas no Brasil. Examinam-se, também, como as funções deste nível de ensino vem sendo modificadas ao longo das duas últimas décadas no sentido de adequarem-se às demandas do sistema econômico, considerando o papel e o valor dos diplomas nas relações entre o sistema de produção e o sistema de reprodução.

Palavras-chave : Educação Superior; Avaliação Institucional; Democratização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )