SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número38Diagnóstico político de la evaluación en ArgentinaSociedade civil - a caixa preta dos movimentos sociais: para entender a relação entre empresa e escola pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

CASANOVA CARDIEL, Hugo  e  LOPEZ GARCIA, Juan Carlos. Educación superior en México: los límites del neoliberalismo (2000-2010). Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.38, pp.109-128. ISSN 1981-0431.

Neste trabalho analisa-se a situação da educação superior no México durante a primeira década do século XXI. O ponto inicial da análise é que o modelo econômico hegemônico definido há trinta anos (neoliberalismo) tenha chegado a uma condição limite, pois sua evolução e resultados têm mostrado evidentes insuficiências e efeitos não almejados. Desta forma, neste artigo descreve-se a hegemonia do neoliberalismo na vida social, e principalmente, a privatização e o aparecimento de modalidades do mercado na educação superior. Sob esse cenário, tanto os estudantes quanto os acadêmicos e as instituições viram-se consideravelmente afetadas por uma série de decisões construídas desde a razão econômica antes do que por princípios sociais e educativos. Nesse sentido, a avaliação assim como a provisão de orçamentos converteram-se em fatores que determinaram o campo essencial da educação superior no México. A ideia de limites sugere, todavia, que existe uma oportunidade para construir um marco alternativo de políticas de educação superior.

Palavras-chave : Educação Superior; Neoliberalismo; Educação Superior Latino-Americana; Avaliação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )