SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número38Sociedade civil - a caixa preta dos movimentos sociais: para entender a relação entre empresa e escola públicaPercepções de jovens aprendizes sobre os processos de ensinar e de aprender índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

DELGADO, Ana Cristina Coll  y  NORNBERG, Marta. Do abrir-se aos pontos de vista e forças do desejo dos bebês e crianças bem pequenas. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.38, pp.147-167. ISSN 1981-0431.

Este artigo articula elementos empíricos e teóricos decorrentes de experiências de estudo, pesquisa e extensão que envolvem bebês, crianças bem pequenas, professoras e auxiliares. O amparo teórico sustenta-se em referências da educação infantil e sociologia da infância, principalmente em concepções filosóficas de base pós-estruturalista, com base nos estudos de Mozère (2007). Conhecimentos acerca do cuidado e educação são sistematizados, indicando pistas conceituais e metodológicas para organização de práticas pedagógicas de formação de professores que buscam o instigante movimento de abrir-se aos “pontos de vista” e “forças do desejo” dos bebês e crianças bem pequenas.

Palabras clave : Crianças bem Pequenas; Forças do Desejo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )