SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número38Do abrir-se aos pontos de vista e forças do desejo dos bebês e crianças bem pequenasProfesores reflexivos: reinventar la práctica desde la innovación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

IMHOFF, Ana Maria Venâncio Gonçalves; GRIMES, Camila  y  SCHROEDER, Edson. Percepções de jovens aprendizes sobre os processos de ensinar e de aprender. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.38, pp.169-186. ISSN 1981-0431.

A presente investigação refere-se às percepções dos adolescentes do Programa Jovem Aprendiz (PJA) sobre aulas consideradas “chatas” e “legais”, em uma escola profissionalizante, no Município de Florianópolis (SC). O objetivo foi conhecer e analisar as percepções dos jovens aprendizes sobre os processos de ensinar e aprender, e apresentar indicadores qualitativos que auxiliam na atividade docente. Na coleta de dados, utilizamos o grupo focal com dez adolescentes. Para os jovens, uma aula “chata” é focada na transmissão e recepção de conhecimento. E uma aula “legal” é aquela em que se utilizam estratégias de ensino com motivação e linguagem acessível.

Palabras clave : Processos de Ensinar; Processos de Aprender; Recursos Didáticos; Estratégia de Ensino; Jovem Aprendiz.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )