Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
IMHOFF, Ana Maria Venâncio Gonçalves; GRIMES, Camila e SCHROEDER, Edson. Percepções de jovens aprendizes sobre os processos de ensinar e de aprender. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.38, pp.169-186. ISSN 1981-0431.
A presente investigação refere-se às percepções dos adolescentes do Programa Jovem Aprendiz (PJA) sobre aulas consideradas “chatas” e “legais”, em uma escola profissionalizante, no Município de Florianópolis (SC). O objetivo foi conhecer e analisar as percepções dos jovens aprendizes sobre os processos de ensinar e aprender, e apresentar indicadores qualitativos que auxiliam na atividade docente. Na coleta de dados, utilizamos o grupo focal com dez adolescentes. Para os jovens, uma aula “chata” é focada na transmissão e recepção de conhecimento. E uma aula “legal” é aquela em que se utilizam estratégias de ensino com motivação e linguagem acessível.
Palavras-chave : Processos de Ensinar; Processos de Aprender; Recursos Didáticos; Estratégia de Ensino; Jovem Aprendiz.