SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número38Profesores reflexivos: reinventar la práctica desde la innovaciónCoordenadoras e práticas pedagógicas: legislação educacional, formação crítica e relações raciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

LONGHINI, Iara Mora. Professoras de biologia: história de vida, formação e contexto educacional brasileiro (1960-2010). Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.38, pp.207-227. ISSN 1981-0431.

Este texto é resultado de uma pesquisa em que procuramos relacionar a formação de professoras de biologia de diferentes regiões do Brasil ao contexto educacional do país no período de 1960 a 2010, a partir de suas histórias de vida. Para tanto, este trabalho tem por base a descrição interpretativa e se utiliza da história de vida como procedimento investigativo, no campo das pesquisas qualitativas na área da educação. Os resultados revelam a estreita relação existente entre o contexto sócio-político-educacional e a formação docente, uma vez que é aquele que norteia as políticas de formação do profissional docente.

Palavras-chave : Professoras de Biologia; Ensino de Biologia; História de Vida; Formação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )