SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número38Professoras de biologia: história de vida, formação e contexto educacional brasileiro (1960-2010) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

COELHO, Wilma de Nazaré Baía  e  PADINHA, Maria do Socorro Ribeiro. Coordenadoras e práticas pedagógicas: legislação educacional, formação crítica e relações raciais. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.38, pp.229-250. ISSN 1981-0431.

A coordenação pedagógica é analisada segundo sua dimensão na definição de políticas educacionais internas. A interferência de técnicos pedagógicos sobre os procedimentos teóricos e metodológicos é decisiva para a condução do trabalho pedagógico de uma instituição escolar, entre os quais a formação dos alunos para a criticidade, conforme a Resolução CEB nº 2, de 7 de abril de 1998, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. A partir do princípio de que trata a referida resolução e dos novos marcos legais para a diversidade, concluímos pela ausência de domínio teórico-conceitual de duas coordenadoras pedagógicas no exercício de suas atuações pedagógicas junto às escolas.

Palavras-chave : Coordenação Pedagógica; Legislação Educacional; Formação crítica; Práticas Pedagógicas; Relações Raciais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )