SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue39Representações sociais de ciclos de aprendizagem entre estudantes de pedagogia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

CENCI, Angelo Vitório. Reconhecimento e progresso moral: aportes da concepção de modernidade de Honneth para a ideia de formação humana. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.39, pp.271-288. ISSN 1981-0431.

O presente texto tematiza a concepção de progresso moral presente na teoria do reconhecimento honnethiana visando a extrair dela aportes à ideia de formação humana. Para dar conta de tal intento, procura-se mostrar em que sentido ocorre, com a modernidade, uma evolução em cada uma das esferas do reconhecimento e como tal evolução pode ser lida como progresso moral. Esse passo ajuda a explicitar, então, os princípios que dão sustentação à ideia de progresso moral para, por fim, situar, à luz da teoria do reconhecimento de Honneth, alguns questionamentos e indicativos para a formação humana a partir do contraste entre os conceitos de progresso moral e de contradições paradoxais.

Keywords : Progresso Moral; Reconhecimento; Modernidade; Contradições Paradoxais; Formação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )