SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número39Representações sociais de ciclos de aprendizagem entre estudantes de pedagogia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

CENCI, Angelo Vitório. Reconhecimento e progresso moral: aportes da concepção de modernidade de Honneth para a ideia de formação humana. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.39, pp.271-288. ISSN 1981-0431.

O presente texto tematiza a concepção de progresso moral presente na teoria do reconhecimento honnethiana visando a extrair dela aportes à ideia de formação humana. Para dar conta de tal intento, procura-se mostrar em que sentido ocorre, com a modernidade, uma evolução em cada uma das esferas do reconhecimento e como tal evolução pode ser lida como progresso moral. Esse passo ajuda a explicitar, então, os princípios que dão sustentação à ideia de progresso moral para, por fim, situar, à luz da teoria do reconhecimento de Honneth, alguns questionamentos e indicativos para a formação humana a partir do contraste entre os conceitos de progresso moral e de contradições paradoxais.

Palabras clave : Progresso Moral; Reconhecimento; Modernidade; Contradições Paradoxais; Formação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )