SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número39Reconhecimento e progresso moral: aportes da concepção de modernidade de Honneth para a ideia de formação humanaJovens em acolhimento institucional prolongado: entre a vida governada e a liberdade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

MACHADO, Laeda Bezerra  y  FREIRE, Suelen Batista. Representações sociais de ciclos de aprendizagem entre estudantes de pedagogia. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.39, pp.289-305. ISSN 1981-0431.

Este artigo tem como objetivo delinear o possível núcleo central das representações sociais de ciclos de aprendizagem entre estudantes de Pedagogia. O referencial de base foi a teoria das representações sociais, particularmente a abordagem estrutural proposta por Abric (1998). Realizouse a pesquisa com 200 estudantes em diferentes estágios de formação na Universidade Federal de Pernambuco. O procedimento de coleta foi a técnica de associação livre, cujas palavras resultantes foram tratadas com o software EVOC. Os resultados sugerem que os estudantes estão construindo representações sociais que se distanciam dos princípios norteadores da proposta dos ciclos de aprendizagem.

Palabras clave : Representações Sociais; Ciclos de Aprendizagem; Estudantes de Pedagogia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )