SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número39Representações sociais de ciclos de aprendizagem entre estudantes de pedagogiaFormação continuada com quadrinhos nas aulas de ciências: algum problema? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SALES, Celecina  y  ROCHA, Francisca Helena. Jovens em acolhimento institucional prolongado: entre a vida governada e a liberdade. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.39, pp.307-329. ISSN 1981-0431.

Este estudo problematiza o estatuto de vida que constitui os sujeitos que se encontram sob a proteção social. Sob a perspectiva da biopolítica, esta pesquisa foi realizada em uma entidade de acolhimento institucional, na cidade de Fortaleza-CE, com jovens entre 17 e 20 anos e com experiência de institucionalização prolongada. A prática de acolhimento institucional engendra condições de inclusão/exclusão que permitem aos/às jovens ultrapassar as experiências e os limites institucionais. Confirma o sentido biopolítico dos saberes e das práticas vivenciadas pelos jovens acolhidos; subjetividades marcadas por sujeição institucional e por dificuldade de exercício de liberdade.

Palabras clave : Biopolítica; Acolhimento Institucional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )