SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número39Jovens em acolhimento institucional prolongado: entre a vida governada e a liberdadeEducação do Distrito Federal perdeu bilhões com erros do Tribunal de Contas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

CARVALHO, Letícia dos Santos  y  MARTINS, André Ferrer Pinto. Formação continuada com quadrinhos nas aulas de ciências: algum problema?. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.39, pp.331-353. ISSN 1981-0431.

Este estudo se inscreve no âmbito da formação continuada em serviço, abarcando o ensino de ciências como área e as histórias em quadrinhos como estratégia para efetivação da proposta. Objetiva discutir os obstáculos e as possibilidades apresentadas em um processo de formação continuada em serviço de uma professora que leciona ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental, que utilizou como estratégia metodológica histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. A pesquisa se desenvolveu seguindo uma abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação. O estudo evidencia a contribuição da formação continuada com enfoque reflexivo para o redimensionamento da prática pedagógica.

Palabras clave : Formação Continuada em Serviço; Ensino de Ciências; Histórias em Quadrinhos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )