SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número39Jovens em acolhimento institucional prolongado: entre a vida governada e a liberdadeEducação do Distrito Federal perdeu bilhões com erros do Tribunal de Contas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

CARVALHO, Letícia dos Santos  e  MARTINS, André Ferrer Pinto. Formação continuada com quadrinhos nas aulas de ciências: algum problema?. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.39, pp.331-353. ISSN 1981-0431.

Este estudo se inscreve no âmbito da formação continuada em serviço, abarcando o ensino de ciências como área e as histórias em quadrinhos como estratégia para efetivação da proposta. Objetiva discutir os obstáculos e as possibilidades apresentadas em um processo de formação continuada em serviço de uma professora que leciona ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental, que utilizou como estratégia metodológica histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. A pesquisa se desenvolveu seguindo uma abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação. O estudo evidencia a contribuição da formação continuada com enfoque reflexivo para o redimensionamento da prática pedagógica.

Palavras-chave : Formação Continuada em Serviço; Ensino de Ciências; Histórias em Quadrinhos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )