SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número39Formação continuada com quadrinhos nas aulas de ciências: algum problema?O uso do Google Earth em aulas de matemática. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

DAVIES, Nicholas. Educação do Distrito Federal perdeu bilhões com erros do Tribunal de Contas. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.39, pp.355-372. ISSN 1981-0431.

O artigo analisou relatórios e decisões normativas do Tribunal de Contas do Distrito Federal sobre contas do Governo do Distrito Federal para averiguar como contabilizou receitas e despesas em educação desde os anos 1990 até 2010 e constatou uma série de falhas e inconsistências. Uma foi nunca registrar as receitas adicionais ao percentual mínimo, como o salário-educação e demais transferências federais para programas educacionais. A falha mais grave foi não contabilizar como acréscimo as astronômicas transferências federais (R$ 1,6 bilhão em 2010) específicas para a educação do Distrito Federal, denominadas de Fundo Constitucional do Distrito Federal pelo menos até o final de 2008, quando tais transferências passaram a ser acrescidas ao mínimo. Pelo lado da despesa, o principal equívoco foi computar o pagamento de inativos como despesas da educação pelo menos até o final de 2008, quando eles foram excluídos do cálculo dos 25% vinculados à educação. Outro equívoco foi não esclarecer se as despesas consideradas no cálculo do mínimo são empenhadas, liquidadas ou pagas.

Palabras clave : Financiamento da Educação; Tribunal de Contas do Distrito Federal; Orçamento da Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )