SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número39Educação do Distrito Federal perdeu bilhões com erros do Tribunal de ContasA profissão professor: crise de profissão ou profissão em crise? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

BAIRRAL, Marcelo Almeida  y  MAIA, Rafael Cardoso Ofredi. O uso do Google Earth em aulas de matemática. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.39, pp.373-390. ISSN 1981-0431.

Neste artigo refletimos sobre a utilização do sensoriamento remoto como estratégia didática em aulas de matemática, especificamente em geometria. O trabalho de campo ocorreu em uma turma do 9° ano em uma escola particular na cidade do Rio de Janeiro. Foram realizadas atividades orientadas no sensoriamento remoto usando ferramentas do Google Earth. A análise focou a noção de espaço e os resultados elucidaram aspectos do aprendizado que articulam: distância entre dois pontos; tempo e distância; representação geográfica; e comparação. O tipo de atividade trabalhada foi importante nesta articulação e se mostrou propícia à criação de um ambiente incentivador para a aprendizagem dos alunos.

Palabras clave : Sensoriamento Remoto; Google Earth; Geometria; Ensino Fundamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )