SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número39O uso do Google Earth em aulas de matemática.Democratização do ingresso na educação superior: liames com a teoria marxista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

BOUFLEUER, José Pedro. A profissão professor: crise de profissão ou profissão em crise?. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.39, pp.391-408. ISSN 1981-0431.

Pressupondo uma crise na profissão professor, o artigo analisa a “crise de profissão” com base num paradoxo em relação ao professor, que é a aposta no seu trabalho para o equacionamento de boa parte das mazelas da sociedade, ao mesmo tempo em que há uma baixa valorização de sua profissão. Já como “profissão em crise” aponta para três situações que a corroboram: os abalos e inversões acerca dos vínculos entre ordem política e educação, a perda do foco da ação do professor e a ausência de uma relação de intimidade com o conhecimento. Por fim, o artigo apresenta as imagens do professor “organista” e “recepcionista”, na expectativa de deixar mais patente a linha de argumentação apresentada.

Palavras-chave : Profissão Professor; Crise da Docência; Ordem Política; Escola; Imagens da Docência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )