SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número39A profissão professor: crise de profissão ou profissão em crise?Pibid e as aprendizagens sobre a docência na relação universidade e escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SILVA, Maria das Graças Martins da  y  VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar. Democratização do ingresso na educação superior: liames com a teoria marxista. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.39, pp.409-428. ISSN 1981-0431.

Este texto discute a democratização nas políticas de ingresso na educação superior, segundo a mediação teórica de Marx, Lukács e Wood. São utilizadas fontes documentais e bibliográficas, destacando os formatos seletivos de ingresso. Do estudo extrai-se a complexidade do sentido de democracia, um conceito implicado nas contradições sociais, na transformação da sociedade e na compreensão de ser humano. Igualmente, é possível apreender um discurso de infalibilidade e redenção sobre o ingresso na educação superior, cuja realidade, no entanto, ocorre de forma limitada e contraditória.

Palabras clave : Educação Superior; Políticas de Ingresso; Democratização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )