SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número39Democratização do ingresso na educação superior: liames com a teoria marxistaMemória dos jesuítas portugueses e história da educação brasileira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

FABRIS, Elí Henn  y  OLIVEIRA, Sandra de. Pibid e as aprendizagens sobre a docência na relação universidade e escola. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.39, pp.429-448. ISSN 1981-0431.

O artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa financiada pelo CNPq. Nesse recorte analisamos as práticas pedagógicas e experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), buscando responder “o que aprendem sobre a docência esses atores institucionais?” e “em que lógica governamental estão ancoradas tais aprendizagens?” Como metodologia utilizamos a análise de questionários e blogs, orientada pelo referencial dos estudos foucaultianos e estudos sobre a docência. Resultados preliminares apontam para três grupos de enunciações que sinteticamente apresentamos através das seguintes expressões: Mobilização(1), Inovação(2), Parceria e trabalho coletivo(3).

Palabras clave : Pibid; Formação Inicial; Docência Contemporânea.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )