SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número40Evaluación como aprendizaje en el entorno on-lineLicenciatura na Educação a Distância: focalizando memoriais de professores em formação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

FREITAS, Lêda Gonçalves de  y  SOUSA, Carlos Ângelo de Meneses. Mediação pedagógica na educação a distância: as pesquisas brasileiras. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.40, pp.523-542. ISSN 1981-0431.

Trata-se de uma pesquisa exploratória realizada nos Bancos de Teses da Capes, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no SciELO Brasil e no Google Acadêmico sobre mediação pedagógica em EaD. Verificou-se o destaque a duas perspectivas complementares - a do papel do professor-tutor e a de sua articulação com os artefatos tecnológicos -, que ressaltam a importância da mediação pedagógica nos processos de educação a distância e apontam elementos didático-pedagógicos que precisam ser efetivamente inseridos pelos diversos sistemas de EaD. Assim, cabe assegurar práticas consistentes de mediação pedagógica em que a ação docente mobilize a capacidade do estudante de aprender a aprender

Palabras clave : Pedagógica; Educação a Distância; Ensino-Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )