SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número40Licenciatura na Educação a Distância: focalizando memoriais de professores em formaçãoConcepciones de los tutores del programa Unesp/Univesp sobre formación a distancia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

ALONSO, Katia Morosov  y  SILVA, Danilo Garcia. Trabalho docente, educação a distância e as TICs: entre a excitação e o sobretrabalho. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.40, pp.561-578. ISSN 1981-0431.

Este estudo discute indícios sobre transformações do trabalho docente quando do desenvolvimento de cursos em educação a distância, com uso mais intenso das tecnologias da informação e comunicação. Após levantamento sobre a produção na área, que indicou incidência de poucos estudos sobre a temática, procedeu-se à pesquisa, fundamentada em “estudo de caso”, num curso de graduação que, por suas características, exigia processos de mediação e interação por meio de ambientes virtuais de aprendizagem. Isso influenciou as formas pelas quais professores e orientadores acadêmicos trabalhavam, repercutindo em suas práticas pedagógicas. Necessário, por conseguinte, rediscussão sobre o tema, tendo em vista constatações relacionadas ao sobretrabalho gerado nesse tipo de atuação docente

Palabras clave : Trabalho Docente; Educação a Distância; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Mediação e Interação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )