SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número40Concepções dos tutores do programa Unesp/Univesp sobre formação a distânciaConhecimentos específicos mediados pedagogicamente na educação a distância do programa e-Tec Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

MENDONCA, Samuel; TORTELLA, Jussara Cristina Barboza  e  SILVA, Andrea Oliveira. Interesse e a superação do learnification para a prática filosófica. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.40, pp.595-608. ISSN 1981-0431.

O presente texto discute o conceito de interesse e a crítica, feita por Gert Biesta, ao fenômeno “learnification” da educação como base para a prática filosófica no contexto do ensino de filosofia. O problema do texto está assim formulado: qual a importância do interesse e da crítica contida no conceito de learnification, circunscritos a partir de John Dewey e Gert Biesta, para a prática filosófica que possa consolidar o ensino de filosofia? Se a filosofia reivindica a atitude filosófica do professor, esta atitude parece reivindicar, igualmente, o interesse, a partir de uma nova visão sobre a educação que não se restrinja à aprendizagem como base fundamental para a prática filosófica

Palavras-chave : Ensino de Filosofia; Educação; Interesse; Mediação; Prática Filosófica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )