SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número40Interés y superación de la learnification para la práctica filosóficaEducação@tecnologias digitais: uma investigação do caso “diário de classe” do facebook índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

BROD, Fernando Augusto Treptow  y  RODRIGUES, Sheyla Costa. Conhecimentos específicos mediados pedagogicamente na educação a distância do programa e-Tec Brasil. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.40, pp.609-629. ISSN 1981-0431.

O artigo apresenta uma pesquisa sobre o processo de apropriação e mediação pedagógica realizado a distância pelos professores tutores, envolvendo os conhecimentos específicos de uma disciplina em um programa de educação a distância profissionalizante, apoiado pelas tecnologias digitais. O estudo analisou o conversar dos professores tutores com os estudantes e usou a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, de Lefèvre e Lefèvre, mostrando que práticas pedagógicas que privilegiam o “saber fazer”, devidamente acompanhadas pelos professores pesquisadores, favorecem o aprendizado de conteúdos específicos ao proporcionar uma mediação colaborativa entre professores tutores e estudantes.

Palabras clave : Educação a Distância; Mediação Pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )